top of page

IBISS-CO promove oficina sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Na última terça-feira, 21 de julho, o IBISS-CO realizou a oficina “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, ministrada pela educadora social Nilda da Silva Pereira. A atividade proporcionou um importante espaço de diálogo, informação e conscientização sobre o tráfico de pessoas, uma grave violação dos direitos humanos. Durante a oficina, foram apresentados o conceito e as diferentes modalidades desse crime, que pode envolver trabalho escravo, exploração sexual, remoção de órgãos, casamento forçado, adoção ilegal de crianças e outras formas de submissão e exploração.


Os participantes também receberam orientações sobre as estratégias utilizadas pelos aliciadores, como falsas promessas de emprego, ameaças, fraudes, abuso de autoridade e aproveitamento de situações de vulnerabilidade. A educadora abordou ainda as diferenças entre o tráfico interno e internacional de pessoas, além da importância da prevenção e do acesso aos canais de denúncia.

Entre as medidas preventivas destacadas estão: desconfiar de propostas de trabalho fáceis e muito lucrativas, verificar informações sobre empresas e contratantes, ler atentamente os contratos, compartilhar com familiares informações sobre viagens e destinos e manter contato frequente com pessoas de confiança.

A oficina integra as ações do Projeto DERECHOS, desenvolvido pelo IBISS-CO com recursos do Termo de Fomento nº 32-S-FMAS/2026. O projeto promove atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com atenção especial às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Por meio de iniciativas como essa, o IBISS-CO reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, a prevenção de violências e a disseminação de informações que contribuam para a proteção da população.

 
 
 

Comentários


bottom of page