• IBISS-CO

Vídeos do evento: Mapeando Vozes e Capacitando Mulheres

O Instituto Brasileiro de Inovações Pró Sociedade Saudável do Centro Oeste - IBISS|CO, realizou nos dias 28, 29 e 30 de setembro, o evento, “Mapeando Vozes e Capacitando Mulheres: Direitos Humanos e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”. Pessoas interessadas em participar/contribuir no encontro e formação fizeram presença nos três dias de atividades que ocorreram através da Plataforma Google Meets.


O "Mapeando Vozes e Capacitando Mulheres", teve por objetivo criar diálogos regional e capacitar mulheres de múltiplos quadros de existências de gênero, raça/etnia, idade e/ou territorialidade alocadas em Organizações da Sociedade Civil na região do Centro Oeste, e prospectar o empoderamento e a consultoria técnica que levem o protagonismo de mulheres em seus coletivos e/ou organizações no que tange a sua sustentabilidade e organização, sobretudo tivemos um dia de muito conhecimento sobre o MROSC, e o seu contexto diante da Pandemia do COVID-19, numa mesa que abordava: a Lei 13.019; a importância das OSCs entenderem sobre o MROSC; e os caminhos do MROSC diante da Pandemia.


Esse Encontro foi promovido a partir de uma parceria com o Projeto: "Fortalecimento e Regionalização da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Plataforma MROSC)", realizado pela Plataforma MROSC e financiado pela União Europeia.


No dia 28/09 aconteceu a Mesa 01 - “Mulheres e suas resistências e meio aos contextos de pandemia”.

Contamos com falas que traziam algumas experiências de mulheres em seus territórios tradicionais, o contexto de trabalhadoras da América Latina, e a atuação da Casa da Mulher Brasileira. Pensamos sobretudo na importância de uma rede que olhe para as diferenças e apoie enquanto resistência as lutas de cada mulher.



No dia 29/09 rolou a Mesa 02 - Roda de Conversa: realidades e expectativas da atuação das entidades diante a pandemia e pós covid 19 - formando redes de solidariedades e afetos.

Nossa escuta foi direcionada para conhecer a atuação de mulheres que trabalham em projetos voltados para a defesa e garantia dos direitos de outras mulheres aqui do Centro Oeste. Essas trocas nos fortaleceram para pensar os atravessamentos identitários que nos constituem como sujeitos merecedores de direitos, a importância de cada resistência em seus espaços locais de atuação, e as redes que podem ser formadas com essas escutas.



No dia 30/09 aconteceu a mesa 03 - "O que é o MROSC - Lei 13.019? Caminhos diante da pandemia" no evento, Mapeando Vozes e Capacitando Mulheres Mulheres: Direitos humanos e Marco Regulatório das organizações da sociedade civil no Centro Oeste". Tivemos a participação de parceiras(os) importantes abordando as questões que envolvem o MROSC.



Você que não conseguiu participar, mas está interessada(os) nos temas, agora pode acessar as atividades na íntegra.


Qualquer dúvida, ou questão, entre em contato no e-mail: mapeandovozesibissco@gmail.com

14 visualizações