top of page
  • Foto do escritor: IBISS-CO
    IBISS-CO
  • 22 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

No dia 21 de maio, por meio do Projeto Meninas Destemidas - Termo de Fomento 104-S-FMIS-2023, foi realizada na comunidade Cidade dos Anjos, mais uma atividade voltada ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram da oficina 22 meninas, que tiveram a oportunidade de dialogar e debater sobre os mitos e verdades que envolvem essa temática. Além disso, foram abordados conceitos e promovidas reflexões sobre as diversas formas de violência sexual às quais crianças e adolescentes estão expostos diariamente.


É necessário e urgente garantir a todas às crianças e às e aos adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual.

Equipe Ibiss-co




 
 
 

O IBISS|CO apoia a campanha nacional “FAÇA BONITO” do dia 18 de maio, na luta contra o Abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Você pode agir! Saiba como denunciar:

Disque Direitos Humano - Número 100

Em caso de emergência - Número 190


Você também pode procurar na sua cidade:

Conselho Tutelar;

Delegacias Especializadas ou comuns;

Polícias militares ou federais;


Lutamos pelos direitos das criança e dos adolescente!


Sabe porque o dia 18 de maio?


“O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.” (Texto retirado da campanha “Faça Bonito”)


Após forte mobilização por parte dos movimentos em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, foi conquistado a aprovação de uma Lei Federal 9.970 que Instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

(Conforme o “Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”)



Saiba mais sobre a campanha “Faça Bonito” no site: https://www.facabonito.org.br/a-campanha




 
 
 
bottom of page