top of page

PROJETO PRODUÇÃO DE PENEIRAS: COMUNIDADE FURNAS DO DIONIRO


O projeto firmado entre o Instituto Brasileiro de Inovações Pró Sociedade Saudável do Centro Oeste – IBISS|CO​ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, oriundo do Processo Seletivo nº 002/2021 - Projeto BRA/15/010. O MMFDH, representado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), é responsável pela transferência direta dos recursos aplicados nesse projeto pelo PNUD, que prestará a cooperação técnica e o seu acompanhamento.

O projeto está sendo executado em Furnas dos Dionísio com grupo de 20 mulheres artesãs da comunidade, é parceria entre o IBISS|CO e o grupo de artesãs e tem como objetivo replicar e ampliar ações relacionadas ao uso das Tabocas e Bambus na produção de peneiras e outros produtos reforçando o desenvolvimento e a divulgação da história, das produções artesanais, e da comida, valorizando assim os costumes local nativos da comunidade. A proposta visa diagnosticar o plantio nativo na área da comunidade, o replantio e aproveitamento dos recursos do Cerrado, oferecendo opções à comunidade de uso bioextrativista orientada e agregar valor à produção das peneiras e comercialização local.

O projeto prioriza as mulheres pois as mesma tem se colocado a frente de projetos de produção realizados em Furnas.

O evento que aconteceu no dia 07 de maio teve a presença do Secretário Nacional da Igualdade Racial Srº Paulo Roberto e da Diretora do Departamento de Políticas Étnico-Raciais Luciana Gonçalves que realizaram a entrega das máquina de destalar tabocas adquiridas pela Instituição com recursos do termo firmado com PNUD e SNPIR. Vale ressaltar que todo material e equipamentos adquiridos com recursos advindos da SNPIR/PNUD para o projeto ficará para o grupo das mulheres artesãs através do termo de parceria firmado com Associação da comunidade.


Equipe Ibiss-co





103 visualizações0 comentário
bottom of page